Negociação Empresarial

Apostila de Negociação Empresarial.

 Aula 16/03/10 – Continuação de Táticas


5.2 Táticas pessoais
Persistência / Dr. Tancredo (Ouvir é melhor e mais difícil: “Estou rouco de tanto ouvir). Também é conhecida como a “Tática do Japonês”, pois confere tudo e é muito persistente)

Pessoas X Problemas

5.3 Táticas de Associação

Intimidade - Busca poder do outro a seu favor.

5.4 Táticas para obter informação

a- Hipótese: Perguntas abertas e de dúvidas e se... e se ... mudam de preços.

b-Agenda prévia: É a mais usada no mundo, é a mais usada do mundo, é diplomática e prepara a negociação com qualidade.

5.5 Tática de Surpreender:

Apresente um algo novo.

Mudança de rumo – confunde a outra parte.

Troca de negociador – Supera impasse e gera novos valores.

5.6 Tática da comparação

a- Alívio induzido – Colocar um problemão e retirar.

b-Aposta Alta – Eleva/baixa demais o valor para buscar nova negociação.

c- Chame para negociar – Proponha uma diferença do produto que dê chance ao outro de melhorá-lo ou seu preço.

5.7 Táticas de autoridade

Autonomia limitada, orçamento, Alçada, “Aprovação Prévia/’.b

5.8 Táticas da pressão

Impasse premeditado / o bom e o mau / leilão / ameaças

5.9 Táticas do Tempo

Esticar o assunto / Encurtar / Coffe Break







Aula 15/03/10 – Táticas de Negociação Competitiva

Capítulo 5 - São usadas para se obter poder e vantagens

Tempo = Pressão = Risco > = Ganho >

Categorias de táticas:

a- Pessoais – São relativas a cada indivíduo e provocam reações. Lei de Newton “Toda reação provoca uma reação”.

b- Associação – Juntar-se ao poder para conseguir maior ganho.

c- Informação Atacar com omissão ou não franqueza do outro. Usa-se o 5W e 1H:

Quem? Como? Quando? Onde?

d- Surpresa – Mudar o que é normal e buscar o desconhecido.

e- Comparação – Estabelecer paralelos em buscas de melhor condição “negocial”.

f- Autoridade – Limites de alçadas, transfere o poder de decisão a quem não está acessível.

g- Pressão – É a mais usada, pratica-se para retirar a estrutura do outro negociador, geralmente agrega-se a outra.

h- Tempo – É a mais importante das táticas, leva o conhecedor resultados inesperados o tempo decide e as formas de utilização define o vencedor.

 
Aula 08/03/10 – Concessão


3-Processo de conceder

3.1 Negociação competitiva se define pelo poder REAL e pelo poder FICTÍCIO de conceder e conseguir concessão. Dar concessão para negociações futuras não funciona. As pessoas que não gostam de negociar cedem logo.

3.2 Folgas para conseguir concessões: se for vender peça mais, se for comprar pague menos.

3.3 Nunca dê concessões demais e nem rapidamente.

3.4 Nunca dê concessões de graça, pois concessão de graça levará o pedido de outra.

3.5 Concessões dadas podem ser retiradas facilmente. Reabra a negociação. Prolongue o tempo. Substitua a concessão (Preço).



Técnicas:

Proposta /Não ceda rapidamente /Não aceite a primeira condição/ Corrija os erros anteriores /

Mostre que conceder não é fácil /Utilize o poder do tempo /Entenda o poder do outro.

Exemplo: Venda de um apartamento

Vendedor Comprador Tempo

1ª rodada $100.000 $80.000 1 dia

Contraproposta $92.000 - -

2ª rodada - $84.000 3 dias

Contraproposta $92.000 $85.000 7 dias

Impasse!



Aula 01/03/10 – Produtos Bancários

1-Renda variável – Ouro, moeda, ações, (risco;tributos IR, IOF;taxas)

2- Renda fixa – CDB certificado de depósito bancário.(Risco, tributação IOF /Pode ser CDI,IGPM, IPCA,INPC, com HEDGE ou não).

a-Pré-fixada – com tendência na inflação (taxa fixada ao mês).

b-Pós-fixada - /com tendência de aumento na inflação (taxa varia de acordo com o cenário econômico) Pode estar ou não atrelado a taxa Selic.

3- Poupança – vantagem: garantia de recebimento pelo BACEN (até 40% do valor aplicado por CPF nos bancos normais e valor integral para clientes da CEF).Para pessoa jurídica o rendimento da poupança é trimestral (rendimento menor).

4-Fundos – BBC / LTN / LFN

Pirâmide de Rentabilidade

1º Segurança 2º rentabilidade 3º Liquidez

Pirâmide do Sistema Financeiro

Tesouro – BACEN – bancos comuns –público.





Aula 23/02/10 – Fazer trabalho sobre as etapas da Negociação Competitiva.

Preparação Abertura

Teste

Convicção

Fechamento Implementação do acordo



Aula 22/2/10 - Capítulo 2 Negociação Competitiva

Poder: “Perde X Ganha”

*Não – Antagonismo/conflito

*Sim – Extrair concessões

Objetivos comuns com valores em discussão



Informações: Apenas de se utilizar ou não.



*Vantagens /imediatas – “Cordialidade” “Blefe” “Omissões” “Não sei negociar???!!!”

*Processo social mental. Temos que conhecer as regras. “Neg” Não “Ocium”= ocioso/parado. Buscar concessões da outra parte.



2.1 “Poder na negociação Competitiva”

Jogo de forças – Vence quem tem mais poder. “domínio sobre as pessoas, situações e sobre si”.

“Características de Poder”:

Poder ser delegado ou conquistado

Tipos de poder:

Pessoal:

Competência / motivação / persistência / vontade / compromisso / aparência

Externo:

Risco / informação / tempo / competência /concorrência /



Exercício:

1-Explique o que é negociação competitiva?

2-Explique “Poder” em negociação competitiva?

3-Cite três tipos de poder “Pessoal” e três tipos de poder “Externo” em negociação competitiva.



Aula 09/02/10 Ter.F - Prof.Ronaldo


Ética em Negociação

O comportamento humano ►"Metas e desafios". Os compromissos são dados as pessoas para cumprimento com ética. Forma-se o valor pessoal e a individualidade.



Os negociadores e seus tipos éticos:
                                              Richar Shell "Posturas"
a- Jogador - Regras próprias "Blefe aceito". Tem limites só seus.
                    "Problemas"- Acha que todos sabem as regras. Leva a Ganha X Perde.
                     Ex.: Vendedor ambulante, vendedores de Shopping (neg.competitiva).
b-Idealista - "Negociar é Social". Leva o Ganha X Ganha por ter impasses técnicos.
                     Ex.: Bancos
c-Pragmáticos - É o misto dos dois modelos anteriores. Prática "Blefe se for do jogo". Não abre mão      o                   outro for idealilista pode ter regras próprias ou não. " O cara que tem jogo de cintura".





(Aula 08/02/10 Seg.F - Prof.Ronaldo)

NEGOCIAÇÃO

1-Determinada a estretégia, a se utilizar busca-se:
Extremos              Acordo                     
            competitivo
            cooperativo

1.2-Regras para aumentar a confiança sua e a do outro:
  • Ser coerente e previsível
  • Ser claro e transparente
  • Seriedade nos compromissos
  • Ser honesto
   "Ser totalmente confiável mas não confie totalmente".
   "O fechamento do negócio é o início da implementaçãodo que foi negociado".

1.3-O estilo pessoal da negociação.
  • Competitivo:"Um jogoa ser vencido".
  • Cooperativo:"Interesses do pares".
    "Negociamos de forma competitiva ou cooperativa, de acordo com o ponto de vista dos nossos objetivos".

1.4-A opção Ganha X Ganha  é a única opção:
  • Excesso de oferta
  • Mudança do mercado
  • O que seu chefe lhe dirá se discobrir que você deixou de ganhar?
Recado do professor: Próxima aula será feito um jogo como exercício de negociação.



(Aula dia 02/02/10 Ter.F - Prof.Ronaldo)


1-AS DIFERENTES FORMAS DE NEGOCIAR

Qual o objetivo ? $$$
Ganhar agora ? $$$
Ganhar depois ? $$$
Ganhar agora e depois? $$$ $$$
Construir relacionamento? ( Oque eu vou fazer?)
Manter o relacionamento?
Conservar o relacionamento?
Combinações de objetivos

2-MATRIZ DAS ESTRATÉGIAS
Estratégia da Competição
Vantagem financeira (+)
Grau de conflito (+)
Shopping's Center's
Estratégias da Cooperação
Necessidade financeira (+)
Preservas o relacionamento (+)
Estratégias do Relacionamento
Manter o relacionamento (+)
Ganho financeiro (-) Ex.: Vender o carro para um irmão:tem desconto
Custo de reposição (-) Não precisa de buscar novos clientes

3-COMPETIÇÃO


DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

"Processo social para se fazer acordo e evitar conflitos."

"Busca de um acordo entre duas partes ou mais com alguma autonomia. Tem estresse e fatores Intervenientes."


(Aula dia 01/02/10 Seg.F - Prof.Ronaldo)


Aula de apresentação

Exercício:
1-O que é Negociação?
2-Cite a 1ªe aúltima negociação que você fez?




ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

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